Baía dos Porcos em Fernando de Noronha (PE)

Fazer uma viagem ao arquipélago de Fernando de Noronha e não visitar a Baía dos Porcos é, basicamente, um atentado terrorista contra você mesmo, afinal, estamos falando de uma praia que, por diversas vezes, foi eleita uma das melhores do Brasil.

São aproximadamente 100 metros de comprimento de uma ponta a outra, ou melhor dizendo, 100 metros de pura beleza, total contato com a natureza e, o melhor de tudo, paisagens que você nunca mais se esquecerá, principalmente no que se diz respeito a água, um fenômeno à parte.

Baía dos Porcos em Fernando de Noronha

De uma ponta a outra são 100 metros de extensão, como mencionamos, porém a faixa de areia amarelada que você vê na foto acima possui cerca de 30 metros de comprimento, o suficiente para uma pequena quantidade de turistas ficarem ao longo do dia.

A praia da Baía dos Porcos é muito reservada e seu acesso é um pouco difícil, haja vista que o único acesso a esse paraíso está na praia da Cacimba do Padre e são necessários cerca de 15 minutos de caminhada por trechos alternados de areia, pedras e escadarias, porém todo o esforço será imensuravelmente recompensado pelas paisagens totalmente paradisíacas e que, provavelmente, jamais você verá em outro lugar.

Baía dos Porcos: Água verde cristalina

Como foi dito no início a água é realmente um fenômeno a parte, pois possui um aspecto de degradê esverdeado que vai desde a faixa de areia (verde claro cristalino) até o Morro Dois Irmãos (verde mais escuro), veja:

Baía dos Porcos - Qualidade da água

Os vários tons de verde da água contrastam em perfeita harmonia com o paredão de pedras da qual a Baía dos Porcos é cercada e que, no caso da foto acima, estava em maré baixa, considerado o momento ideal para conseguir ver toda a beleza do lugar. Por isso, é necessário programar-se antecipadamente para visitar a praia e conseguir extrair o máximo do local. A maré baixa começa às 14h00 em diante.

Baía dos Porcos: Pratique Snorkel

Depois de saber tudo isso não há como negar que a Baía dos Porcos realmente é um paraíso, não é mesmo? Porém você pode se impressionar muito mais ao praticar snorkel, afinal, estamos falando de um pequeno pedacinho de Fernando de Noronha com vida marinha abundante e que só é possível perceber em detalhes através de um mergulho livre.

Baía dos Porcos Pratique Snorkel

Com os equipamentos certos você conseguirá apreciar e observar tartarugas marinhas, arraias de todos os tamanhos possíveis, centenas de peixes coloridos e, não menos importante, corais de todos os tons que você consiga imaginar!

Aproveite e Conheça a cidade de Canela no Rio Grande do Sul, outro lugar maravilhoso e espetacular no sul do nosso país que você não pode deixar de fora dos seus planos de viagens nacionais!

Baía dos Porcos: Taxas para entrar

Por fim, é importante você saber que são cobradas duas taxas diferentes e individualmente para quem quiser conhecer a Baía dos Porcos. A primeira taxa é referente a preservação ambiental e custará a você R$ 51,40 por dia de permanência na ilha. A outra taxa é referente ao Parque Nacional Marinho que engloba algumas praias e ilhas da região e custará a você cerca de R$ 75,00. Lembrando que as taxas são cobradas por pessoal, crianças até 12 anos não pagam, nem adultos acima de 60 anos.

Baía dos Porcos - Vista aérea

Deixe uma resposta